sexta-feira, 31 de julho de 2015

Quem é o homem do Sudário?

Quem é o homem do Sudário?

Essa é a pergunta da exposição internacional que está aqui no Parque Shopping em Maceió Alagoas e ficará até o dia 30 de agosto de 2015. Percorrendo as imagens desta exposição, descobrimos no pano de linho, que há uma figura de um homem que sofreu torturas, flagelação e crucificação. percebemos tudo isso pelas marcas do rosto, do peito, da costa, dos pulsos e dos pés.
Para respondermos melhor esta pergunta, precisamos fazer uma viagem através do tempo, dos estudos científicos, da historia da Igreja, da ciência e principalmente da nossa fé. Uma viagem que nos possibilitará um encontro pessoal com uma pessoa, o próprio Cristo. Uma experiência única e individual, momento raro em nossa caminhada de fé, pois sabemos que não é fácil, porque até mesmo aqueles que estavam juntos com Jesus, participando e partilhando da sua vida diária, não foram capazes de acreditar.








Temos na Sagrada Escritura um exemplo claro de Tomé, ele era um dos doze apóstolos de Jesus, o qual não acreditou em seus companheiros quando disseram que Jesus tinha ressuscitado e teria aparecido para eles. Tomé foi aquele que disse: “Se não vir nas suas mãos o sinal dos pregos, e não puser o meu dedo no lugar dos pregos e não introduzir a minha mão no seu lado, não acreditarei!” (Jo 20, 25) Tomé teve o privilégio de ver Jesus com seus próprios olhos, mais não acreditou, e Jesus falando para ele diz: "creste, porque me viste. Felizes aqueles que creem sem ter visto"! (Jo 20, 29).
Essa exposição veio para reacender ainda mais a fé dos alagoanos.






O Santo Sudário não é uma falsificação, mais um fato verídico que aconteceu. Um marco histórico para a minha, a sua e a nossa fé. Uma relíquia que traz as marcas de um mistério que mexe com todo cristão, é uma garantia segundo a nossa fé da morte e Ressurreição de Cristo, o qual historicamente fez parte da nossa realidade e vivera entre nós, feito homem. Tudo isso podemos encontrar relatado nas Sagradas Escrituras, principalmente no Evangelho de João 19, 28-42; 20, 3-10. No primeiro dia que se seguia ao sábado, Maria Madalena foi ao sepulcro, de manhã cedo, quando ainda estava escuro. Viu a pedra removida do sepulcro. Correu e foi dizer a Simão Pedro e ao outro discípulo a quem Jesus amava: Tiraram o Senhor do sepulcro, e não sabemos onde o puseram! (Jo 20, 1-2).
Ainda diante da falta de fé de Tomé, João acrescenta: "estes foram escritos, para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais a vida em seu nome" (Cf. Jo 20, 31).

Seguidores